Mais de 70 contatos de negócios para as empresas brasileiras na Virtual Educa 2015
Evento promovido pela OEA foi realizado em Guadalajara, no México
O Brasil teve uma participação de destaque na Virtual Educa, principal
evento do setor educacional da América Latina. A iniciativa, realizada
na cidade de Guadalajara, no México, entre os dias 22 e 26 de junho,
ocorreu uma vez mais no âmbito do projeto de promoção de exportações do
setor de software e serviços de TI desenvolvido em parceria pela Softex
com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil).
Nesta edição, o pavilhão Brasil IT+, marca que identifica o setor de
tecnologia da Informação (TI) nacional no exterior, contou com a
presença de cinco empresas: Água-Marinha, Positivo, Educandus,
Microkids e P3D levaram para o encontro um inovador e diversificado
portfolio cobrindo desde soluções para ensino de programação para
crianças até softwares educacionais em realidade virtual. Osvaldo
Barreto Filho, secretário da Educação do estado da Bahia, acompanhou a
delegação junto com o presidente da Softex, Ruben Delgado.
“O objetivo principal da participação das companhias nacionais no
evento foi a prospecção de novos negócios, a formação de parcerias e a
realização de benchmarking de forma a ampliar a sua rede de
relacionamento na região da América Latina”, avalia o presidente da
Softex, acrescentando que a delegação retornou ao país com mais de 70
contatos de negócios.
Especializada no fornecimento de ferramentas de ensino para a educação
básica, a pernambucana Educandus comemora os bons contatos realizados
com representantes de uma universidade peruana e com executivos da
Colômbia, Porto Rico e Panamá. “Participar do encontro foi muito
interessante, pois a realidade educacional mexicana, bem como de toda a
região da América Latina, é muito similar à que vivenciamos no Brasil”,
destaca José Valber Costa Cavalcante, diretor comercial da Educandus.
“A Virtual Educa é uma feira muito importante para nós, tanto para o
fortalecimento institucional da marca como para realização de negócios
na América Latina, região que responde por 65% de nossas vendas. Aliás,
grande parte delas são decorrentes de nossa participação no evento”,
analisa Jander Mesquita, gerente de negócios internacionais da Positivo,
que realizou cerca de 30 contatos efetivos com representantes do
Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Equador e de diversos estados
mexicanos.
Dando continuidade ao seu plano de expansão internacional, a capixaba
Microkids levou para a Virtual Educa a solução Brincando com Códigos,
uma ferramenta para a construção de games no ambiente escolar através do
emprego da lógica de programação.
“Fizemos um contato muito promissor com uma empresa portuguesa, pois em
muitos países europeus o ensino de códigos é obrigatório. Também
tivemos a oportunidade de nos reunir com potenciais distribuidores no
México e com representantes de uma universidade do Equador”, revela
Lisalba Camargo, diretora de desenvolvimento da Microkids.
AGENDA INSTITUCIONAL – Patrocinada nesta edição pelo Governo do México,
a Virtual Educa é realizada anualmente em um país membro da Organização
dos Estados Americanos (OEA), responsável pela gestão dessa iniciativa
multilateral voltada para a realização de projetos inovadores no campo
da educação e da formação profissional visando ao desenvolvimento
humano.
Após a solenidade de abertura, que contou com a presença de Enrique
Peña Nieto, presidente do México, e Marisol Espinoza, vice-presidente do
Peru; o presidente da Softex participou da reunião anual do Patronato,
órgão de apoio institucional ao evento, integrado por representantes de
diversos países membros da OEA. O objetivo foi promover a troca de
informações sobre políticas públicas em desenvolvimento na região com o
objetivo de alcançar a inclusão através da inovação na educação por meio
de ações multilaterais.
Ruben Delgado também se reuniu com o secretário de Educação de Jalisco,
Francisco de Jesus Ayón Lopes, para compartilhar experiências
educacionais, visitou Centro de Desenho da Intel especializado na
produção de microprocessadores e participou do fórum Cooperação Público
Privada para a transformação social através da inovação educacional com
representantes México, Porto Rico e Estados Unidos.
A edição 2015 da Virtual Educa recebeu mais de 12.700 visitantes presenciais e outros 25 mil virtuais de 36 países.
Sobre a Softex – A Associação para Promoção da Excelência do Software
Brasileiro - Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa
para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex,
considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse
Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio,
desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de
Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes:
disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em
desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de
recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos
financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação
de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e
serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de
políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento
de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O
“Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território
nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes
regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu
entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e
financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee,
Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES,
Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep,
Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério
da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC),
Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),
Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e
Emprego (MTE).
Sobre a Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br) - A Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de
desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a
internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos
estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil
empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam
para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a
Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e
comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas
brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores
estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura
produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e
competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas
nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também
coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos
(IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de
negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao
investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.