BA não adere ao horário de verão; saiba como ficam alguns serviços

Moradores do estado não adiantam os relógios desde o ano de 2012.
Correios atendem em horários normais em Salvador e região metropolitana.

 Do G1 BA

Por do sol em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)
Horário de verão em 10 estados e mais o Distrito Federal começa no domingo (Foto: Egi Santana/G1)

 



Assim como em anteriores, a Bahia não irá aderir ao horário de verão em 2015. Entretanto, alguns serviços no estado podem ser afetados com a adesão de 10 estados à mudança, além do Distrito Federal. Essas regiões irão adiantar os relógios em uma hora a partir deste domingo (18) até o dia 21 de fevereiro de 2016.


Confira alguns serviços na Bahia:

Correios

Não haverá alteração no horário de funcionamento das agências que é de 9h às 17h na capital e região metropolitana. Contudo, a empresa destaca que o horário de funcionamento das agências varia de um município para outro. No interior, por exemplo, é de 8h às 16h. Informaram ainda que, por questões de ordem operacional, a partir de segunda-feira (19), a agência Pituba terá seu horário de funcionamento alterado para 9h às 18h30, de 2ª a 6ª feira. Não haverá alteração do horário aos sábados.

Voos

Segundo a Agência Nacional da Aviação (Anac), os bilhetes de passagem na Bahia serão impressos em horário local. No caso de desembarque ou escalas em estados que aderiram ao horário de verão, a Anac ressalta que as companhias áreas irão fornecer o detalhamento no check-in. A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.


Bancos

Segundo o Sindicatos dos Bancários da Bahia, as agências funcionam em horário normal das 10h às 16h em Salvador e região metropolitana. No interior, a maior parte das agências abre às 9h e fecha às 15h.

Detran

O atendimento no prédio central do órgão, localizado na Avenida ACM, em Salvador, é de 7h às 15h.

INSS

O horário de atendimento não vai sofrer alteração.

Não adesão

Assim como nos anos anteriores, a Bahia não irá aderir ao horário de verão em 2015. Em 2012, o então governador Jaques Wagner chegou a anunciar que a Bahia adiantaria os relógios em uma hora, mas voltou atrás e cancelou a decisão. A justificativa, segundo o governo, foi pela rejeição da população.

Uma pesquisa encomendada pelo governo na época apontou que 75% da população baiana se mostrava contrária à adesão ao horário de verão. Neste ano, o horário de verão ocorre entre o final de outubro e meados do mês de fevereiro de 2016.

História

O horário de verão foi aplicado no Brasil pela primeira vez no verão de 1931/1932. O objetivo era estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.

No ano passado, a decisão pela não participação no horário de verão ficou definida, segundo o governo da Bahia, após avaliação que levou em consideração não apenas a “rejeição” de grande parte da população em adiantar os relógios, como também a baixa economia de energia que a adesão ao horário alternativo gera. Os demais estados das regiões Norte e Nordeste também ficaram de fora do horário de verão.

Apenas os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, adiantaram os relógios em uma hora. A medida tem o objetivo de diminuir o consumo de energia nos horários de maior consumo, conforme expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Postagens mais visitadas deste blog

No Dia da Consciência Negra, relembre frases célebres contra o racismo

Pichação: arte ou vandalismo?