Novo índice avalia situação da educação nos municípios
Indice de Oportunidades da Educação Brasileira foi lançado nesta quarta.
Ele foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep.
Do G1, em São Paulo
Foi lançado nesta quarta-feira (7) em São Paulo um novo índice que
mostra como está a educação nos estados e municípios: o Índice de
Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Ele é uma inciativa do
Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da
Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho.
O país como um todo ficou com nota 4,5. Sobral parece em primeiro lugar com 6,1 e já virou referência pelo investimento na qualificação de diretores e professores.
Em segundo e terceiro aparecem Groaíras e porteira com 5,9. Nas piores colocações ficaram Caldeirão Grande, na Bahia, (2,4), Primeira Cruz (2,4) e Conceição do Lago Açu (2,1), no Maranhão.
São Paulo é a capital com a melhor colocação, mas atrás de outros 1. 386
cidades do país. Com 5,1, São Paulo é o estado com melhor avaliação
seguido de Minas Gerais e Santa Catarina. O Pará ficou em último lugar.
Idealizadores
O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP e
autor do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e por
Fabiana de Felicio, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.
Os idealizadores explicam que o novo índice é uma soma de vários indicadores.
“São indicadores de resultado e têm indicadores de insumos, também. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores”, explica Fabiana de Felício, coordenadora do Iobe.
“Nós olhamos nota de prova, olhamos o fluxo - se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menorzinhos em matrícula em educação infantil, e se eles estão completando na idade correta. Então todos esses elementos são capturados no indicador”, afirma Reynaldo Fernandes.
Veja abaixo os 10 estados com melhor colocação no IOEB e os 10 municípios líderes do ranking nacional:
Os idealizadores explicam que o novo índice é uma soma de vários indicadores.
“São indicadores de resultado e têm indicadores de insumos, também. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores”, explica Fabiana de Felício, coordenadora do Iobe.
“Nós olhamos nota de prova, olhamos o fluxo - se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menorzinhos em matrícula em educação infantil, e se eles estão completando na idade correta. Então todos esses elementos são capturados no indicador”, afirma Reynaldo Fernandes.
Veja abaixo os 10 estados com melhor colocação no IOEB e os 10 municípios líderes do ranking nacional:
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