Com novo diretor, TVE e Irdeb devem focar mais na educação
Esse foi o desejo compartilhado pelo governador Rui Costa.
O novo diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), o jornalista Flávio Silva Gonçalves, terá como missão principal aumentar o alcance social da TV Educativa e a Rádio Educadora da Bahia. Esse foi o desejo compartilhado ontem pelo governador Rui Costa (PT). “Eu transferi o Irdeb para a Secretaria de Educação com o objetivo de transformar efetivamente numa TV educativa. É isso que busco, foi isso que conversei com ele, e espero ver isso implementado a partir de agora num diálogo permanente do Irdeb com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura”, disse o líder baiano, em coletiva de imprensa durante entrega de uma encosta em Salvador.Para o governador, a ideia é “renovação”. “Ir renovando os quadros e tornar o Irdeb ainda mais moderno, ainda mais sintonizado com as novas tecnologias, buscando ter um foco e uma integração maior com a educação”, defendeu o petista.
Flávio Gonçalves é natural do Espírito Santo, tem 33 anos, e é mestre em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (UNB).
O profissional, que atua há nove anos na área de comunicação pública, trabalhou no gabinete da diretoria-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), setor responsável pela realização de produções artísticas, jornalísticas e pela programação da TV Brasil e emissoras públicas de rádio.
Gonçalves também atuou na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). “Já conversamos sobre alguns desafios do Irdeb e sobre o foco que o governador Rui Costa vem dando à educação.
Ele [Flávio] chega com o desafio de manter a excelente transmissão do Carnaval e, depois, apresentar um plano de trabalho para os próximos anos”, afirmou o secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto. Flávio Gonçalves assumiu a diretoria-geral do Iderb na semana passada no lugar do diretor de cinema e roteirista José Araripe Cavalcante Jr.
O nome de Flávio Gonçalves foi uma indicação do deputado estadual Marcelino Galo (PT). Desde o início da sua gestão, Rui Costa já havia sinalizado a intenção de alterar a estrutura e o enfoque do Irdeb. “Estou bastante entusiasmado pela oportunidade de colaborar com a comunicação e a educação públicas da Bahia. O meu objetivo é fazer uma gestão ampla e democrática, com uma grande interlocução com a sociedade civil e órgãos do Governo do Estado, para que tenhamos uma TV e uma rádio cada vez mais plurais.